Igreja Apostólica do Brasil Região Pernambuco

IGREJA APOSTÓLICA DO BRASIL REGIÃO PERNAMBUCO

PREGAMOS O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA, SOMOS UM POVO PENTECOSTAL DE DOUTRINA APOSTÓLICA E BATIZAMOS EM NOME DE JESUS (ATOS 2:38) SOMOS 100% UNICISTA.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Obedecer


Jonas 4.1-11
"O jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende(Is 1.3b).
Durante séculos, o julgamento foi meio de transporte e animal de estimação. Era considerado um bem valioso e deixado como herança para as gerações seguintes. Porém, com a urbanização, muitos desses animais foram abandonados e substituídos por motos e automóveis. Hoje, eles vagam pelas cidades e rodovias-muitas vezes causando acidentes ou morrendo atropelados.
Ao contrário do que se pensa, o jumento é um animal muito inteligente e possui um senso de sobrevivência bastante apurado. Acredite: "Jumento pode ser jegue, mas não é burro!" Na verdade, ele é obediente e, diferente de outros animais, reconhece facilmente o perigo-é por isso que "empaca". Já os homens, seres racionais, muitas vezes não querem entender a vontade de Deus nem obedecer a ela. Por isso, embora atualmente os jumentos sejam conhecidos como sinônimo de atraso e lentidão, temos o que aprender com eles-veja o versículo em destaque.
O texto de hoje nos apresenta Jonas, um profeta aborrecido com Deus. Embora castigado (Jn 1.17), ele continuava insatisfeito com os planos do senhor (v 1). A desobediência é bem caracterizada pela tentativa de fuga descrita nos capítulos iniciais do livro e pelo desejo d morrer, conforme a leitura de hoje. Jonas novamente colocou suas vontades pessoais à frente dos interesses do senhor.
Muitos têm medo de obedecer a Deus, talvez pensando que serão infelizes. Fato é que a infelicidade reina quando o homem não tem o conhecimento de Jesus Cristo e deixa de obedecer-lhe na íntegra. A  obediência é o caminho mais seguro para agradar ao senhor. Quem obedece a Deus pode até não ter uma vida fácil, mas certamente ela será mais santa e feliz. Você está disposto a obedecer?
Não precisamos compreender os objetivos das ordens divinas para obedecer.

Ismael Lopes