Igreja Apostólica do Brasil Região Pernambuco

IGREJA APOSTÓLICA DO BRASIL REGIÃO PERNAMBUCO

PREGAMOS O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA, SOMOS UM POVO PENTECOSTAL DE DOUTRINA APOSTÓLICA E BATIZAMOS EM NOME DE JESUS (ATOS 2:38) SOMOS 100% UNICISTA.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Exemplo

1 Timóteo 4.6-16
"Ninguém o despreza polo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no amor, na fé e na pureza" (1 Tm 4.12).
Certo dia decidi passear na orla da praia com toda a minha família. A única coisa que me preocupava  no passeio era o elevado índice de roubos de relógios naquela praia. Precavido, disse ao meu filho de 10 anos:" guarde o seu relógio, pois o local onde vamos passear é muito perigoso". Imediatamente ele respondeu: "pai, se é muito perigoso, você precisa guarda o seu relógio também!"
Que tolice a minha, ensinar sem praticar. Eu precisava dar o exemplo para que o ensino fosse coerente.
A primeira carta de Paulo a Timóteo é uma grande orientação acerca do tema "exemplo". Timóteo era companheiro e ajudante de Paulo. Seu nome significa "Honra a Deus". Diferentemente de muitos de nós, Paulo ensina e pratica. O texto de hoje é categórico no ensino: "Seja um exemplo para os fiéis". Vale ressaltar que a palavra "exemplo"do texto vem do gregos, que significa "modelo, imagem, ideal, padrão". Assim, exemplo é aquilo que deve ser imitado, é um modelo a ser seguido. Outro fator interessante neste texto bíblico é que ele destaca também a importância de ser exemplo para os fiéis. Ser exemplo dos fiéis é ir além, é ser referencial aqueles que comungam da mesma fé e prática cristã!
A conduta do cristão é um fator de muitas importância no meio em que vive. O cristão pode fortalecer o irmão que o rodeia ou até mesmo enfraquecê-lo, portanto torna-se necessário ser exemplo no falar, no agir, nos relacionamentos, emfim, em tudo. Cabe destacar que a conduta ideal do cristão é aquela permeada dos princípios bíblicos.
Precisamos ter uma conduta exemplar, um modo de viver que sirva de padrão, um comportamento correto. Deus precisa hoje, mais do que nunca, de cristão que sejam exemplos dos fiéis na palavra, no trato, no amor, na fé e na pureza
A palavra convence, mas o exemplo arrasta!
Ismael Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário